13 de abril de 2010

Que saudade da Folha FM.

Neste vídeo que encontrei no Youtube, pude matar a saudade de uma época de ouro da minha vida e do Rádio brasileiro. Rádio séria e de vanguarda. Com uma direção invejável, salve Witney Macarini. Equipe de ponta e de profissionais que viviam, comiam, dormiam, sonhavam FOLHA FM.

No começo um único funcionário comandava o grande computador com equipamentos Broadcast e RCA. Era toda automatizada. Claro que tinha a produção, que gravava as locuções, comerciais e depois esse funcionário comandava a festa.

Depois com o tempo, veio a necessidade de uma rádio ao vivo. E que rádio… com índices de IBOPE crescente a cada ano. Que prazer quando saiu na VEJA de 85 que a Folha FM estava entre as 10 melhores rádios do Brasil (4ª colocada).

Foram aproximadamente 15 anos de trabalho com pessoas que ficaram na minha memória, cada um com uma particularidade: Max Nunes (e seu humor invejável), Pedro Franciscon (que produtor, aprendi muito com ele, menos ficar mordendo a língua enquanto trabalhava editando principalmente o Folha Dance Club), Caetano Ceschi (para de tremer a perna nanico), Paulo Nobre (o Gazelão), Marcelo “Jacaré” Luiz (nosso astrólogo), Amarildo Menezes (Programador e agora pastor), o velho Campana (coçando o bigode e produzindo textos incríveis), Julio César (na época tinha um fusquinha azul calcinha), Antônio Márcio da Rocha Mello (não sei como foi para o Rádio, pois seu futuro estava nos pés, hehehehehe), Edson Junior (alô pequena, alô companheiro, salve gente romântica…, saudade da vinheta do Love Night), ainda tivemos Max Junior, importado da cidade de Assis - SP, Ari Corione, Sidney O. (hello beautiful people...), Alemão (apaixonado pela Regininha), Álvaro Ferreira, Jimmy, Beto Nunes (Salve o Parmêeeeeeera), Toninho Fortunato (porcão) e o pessoal dos bastidores... Marinês, Regina, Rosângela, Mary (agora em Curitiba e no meu Orkut), Tadeu e mais uma turma enorme que fica difícil citar, pois não dá pra lembrar de todos. Acabei de me lembrar da Cecília (recepcionista). Contatos comerciais: Geraldo Aguiar, Lázaro Câmara (que também fazia humor junto com o humorista Márcio Américo que esteve no Jô ontem (12/04/10).

O que era aquele comercial do Candy Motel na madrugada (que saudade) não consigo me lembrar o nome do locutor, pois ele fazia a madrugada gravada. “Candy, Motel classe internacional” e de fundo: Balada de Outono do Edu Lobo (se não me engano). E por falar em comercial, lembro de uma campanha do Armarinho Paulista que eu terminava com uma voz muito engraçada dizendo “... e a da onça, já contei?” As campanhas da Celeiro Calçados (Couro, classe e sucesso).

E as festas que fazíamos: “Vamo que Vamo”, “Dose Dupla”, “Energia”, com o Som da Rapina do Carmona ou com o Missigenasom do Luiz Noboru Homa, em toda a região: Sertanópolis, Bela Vista, Sertaneja, Assis, Apucarana, Rancho Alegre, nossa… agora viajei no tempo.

Teve também o personagem que eu criei na década de 80, o Vadinho. Como era divertido pegar no pé dos locutores a cada 15 dias. E o grande mico que era ser o Papai Noel da Folha FM (que diversão).

Tantas histórias que acho que vou escrever um livro... tem uma do Witney, Amarildo e Macarrão envolvendo um lançamento dos Paralamas do Sucesso – Vital e sua moto (muito hilária).

E o Luis (técnico da rádio)... hehehehe. Luís o som da Rádio não tem peso. E ele respondendo: “Peso, peso... o som da rádio tem que ser linear... grave, médio e agudo”.

Obrigado Senhor por ter me permitido fazer parte dessa história. Grande abraço amigos e apareçam, pois tenho muitas saudades de todos.

24 comentários:

  1. Po, Macarrao, este video é uma viagem. Lembrei-me suscintamente daqueles tempos. Isto me da uma certa melancolia, me lembrei do Belchior: "ja faz tempo eu vi voce na rua, cabelo ao vento, gente jovem reunida... na parede da memoria, esta lembraça é o quadro que doi mais".
    grande abraço, com ter conhecido voce naquela epoca meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde macarrão,sera que voce teria as traduções do londrina love light que eram feitas a noite,e aquela versão de natal que a folha fez do bryan adams,se voce ter e poder me passar eu agradeço,pois eram as melhores traduções com os melhores locutores ,não tem igual,meu email pra contato é almiralves.silva@yahoo.com

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo macarrão, aqui é o Marião da Vila casone, eu ia na missigena R.U. morava perto do Luiz(japonez) - enfim... ce tm alguma foto da epoca, ou daquele cartaz que a missigena usava?
    Disco abraços. riomacz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. ola macarrao tudo ok? ACHO QUE NUNCA MAIS TEREMOS OUTRA RADIO COMO A FOLHA ANOS 80 E 90. QUE LOCUTORES ANIMADOS. PAULO NOBRE MARCELO LUIS MAX CAETANO ALVARO EDSON JULIO SIDNEY E TANTOS OUTROS.HA E AQUELAS VERSOES DE MICHAEL JACKSON,RADIO TAXI COM O RADIO LIGADO,PANK DA PERIFERIA NOSSA QUE MASSA E QUE SAUDADE.ABRAÇOS MACARRAO JB DE BELA VISTA

    ResponderExcluir
  5. galera não podemos, esqueçer do menino eduardo mello, 16 para 17 anos na epoca, que falava de papo pro par e ainda o marco antonio campeão de cartas,com as teles campeãs sucessos da folha.
    alias tenho traduções com o edson em cassete e a locução do marco antonio e eduardo mello em setembro de 89 falando das promoçoes da folha, tenho comercial da papucha boutique e muitas mais coisas..
    meu email é bezerraportugal@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi amigo,valeu !!aqui Eduardo Mello,muito obrigado pela lembrança,realmente trabalhar na Folha fm no final dos anos 80 e início dos anos 90 foi um momento muito importante pra mim,estava em Início de carreira no rádio e estar ao lado daqueles mestres da Comunicação :Márcio Rocha,Júlio césar,Max Nunes e outros amigos foi uma grande escola.Primeiro que realizei um sonho,pois trabalhar na Folha Fm era o desejo de todos aqueles que faziam rádio e eu com os meus 16 anos já estava ali :na emissora que era Referência para todas,que sem dúvida era com certeza a número 1.

      Excluir
    2. O Eduardo, bondade a sua , era seu fã, por que tinha seu estilo próprio apesar da pouca idade, não deixava nada a desejar para os outros locutores daquele time....Tenho boas lembranças da sua locução, boa tarde menina, boa tarde menina, musica que transmite paz e muita tranquilidade, pra você que esta de papo por ar...enfim....muito bacana memso recordar esses tempos...valeu e grande abraço

      Excluir
  6. Oi
    Tudo que você falou achei legal deu muitas saudade.
    Gostaria muito de encontrar todos.
    Essa semana fui em uma Radio e Jornal aqui deu uma saudade e o Grupo Gazeta.
    Rosangela estou em Cuiaba.
    mrcminotto@ig.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Macarrao hoje achei seu blog, muito legal, amei suas palavras e tenh orgulho de ter feito parte do time tb, bj
    Lia Ergas

    ResponderExcluir
  8. que maximo esse video, ja postou la no grupo? bj

    ResponderExcluir
  9. AH NAO , O DEGRAMADO DOS INFERNO AONDE SE TÁ MANO? PAULAO STOCCO GORDO MEU FIO DE DEUS SE TA BAO CARA? O LOCO SAUDADESM E PARAAAAAAAAAAAAA DE FALAR DO NOSSO TEMPO ÁUREO CARAMBA SE ME MATA DE SAUDADES AH O LOCUTOR QUA FAZIA A PROPAGANDA DO CANDY ERA O NOSSO MARCELAO REPRESENTANTE DA RCA VICTOR NAO ERA ELE CARAMBA? KKKKK AHEEEEEEEE PAULAO E MACARRAO VÉIO DE GUERRA, OW ESQUECEU DE FALAR DA PRIMEIRA FITA DE CROMO BASF QUE VOCE GRAVOU HOW LONG DO LIPPS INC NA GRUTA PRA MIM DOIDO LEMBRA DISSO? AFF ANOS 30 NÉ? ABRACAO CARA SAUDADES MESMO MISSIGENA, LUIZERA HU , RAPINERA CARMONA, ALTA TENCAO INGLESINHO ALVARO MACARI AHEEEEEEEEEEEE ABRACO CARA PAULO STOCCO AMIGO DE SEMPRE

    ResponderExcluir
  10. Ola Macarrão , gostei do seu blog.parabens.Tenho uma curiosidade, era voce que o DJ da danceteria New Time? um abraço.

    ResponderExcluir
  11. e aí bom dj,saudades ,sou um admirador dakeles velhos tempos na av Maringá,Gruta ,New Time,Clip Dance,enfim,poderia me informar komo konseguir akelas músicas das tardes de domingo ke ouvíamos nas matinês,se possível vou fikar muito agradecido,obrigado até mais.

    ResponderExcluir
  12. Olá Macarrao, blz. Cara, eu tambem já respirei Folha FM. Hoje moro em Presidente Prudente. Antes morava em Pirapozinho-SP aqui pertinho de Prudente. Eu acordava ouvindo a Folha, Chegava para almoçar, ligava o radio na Folha, chegava a tarde e ligava o radio para ouvir os Sucessos da Folha, a noite ouvia quase todos os dias das 20 sa 22h00. Era mais certeza ouvir das 22h00 em diante, claro o Londrina Love Night. As vezes eu dormia com o radio ligado e quando despertava as 06h00, já estava ouvindo a folha. Era uma coisa impressionante ouvir uma radio dinamica, locutores excelentes, vinhetas e programas que deixam saudades. Estamos em 2013 e sabia que as vezes ainda ouço a Folha? Claro que nao é mais com aquela frequencia mais ainda ouço. Um abraço e levarei esses momentos maravilhosos comigo, jamais vividos em outros tempos. Já fui locutor de radio, estou ensaiando uma volta agora para 2013. quem sabe. Um abraço. DJ Adilson Santos.

    ResponderExcluir
  13. o macarrão blz cara vc lembra de mim o paulinho da new time cara to louco pra conseguir aquelas musicas da boat vc sabe onde eu encontro, montei um som pra mim e to tocando se vc precisar mei imail e paulomaurilio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Nossa vou fazer uma homenagem ao Londrina Love Night e acabei aqui...saudade mesmo de todos. Gente boa. tudo boa gente

    ResponderExcluir
  15. ola blz meu nome juvenal vc trabalho na new time

    ResponderExcluir
  16. Eu queria saber quem era o locutor dos anos 80 que fazia comédia brincava com a voz do Silvio Santos e daí vai.

    ResponderExcluir
  17. Realmente a rádio folha ficou nas Saudades dos anos 80 era o tempo da minha infância mais saudades do que isso não têm.

    ResponderExcluir
  18. https://www.youtube.com/watch?v=rFAUCZLaqQQ

    ResponderExcluir
  19. Que saudades, época inesquecível!!!

    ResponderExcluir
  20. teve uma época, acho que em 1992, em que a folha adotou temporariamente e com patrocínio (eu acho) da cerveja skol, adotou um estilo country e, usava uma vinheta assim: FOLHA FM, A SUA RÁDIO COUNTTY SKOL. Eu ouvia sempre por volta das 18 horas nos sucessos da folha. Será que alguém te algum material daquela época?

    ResponderExcluir
  21. Nossa saudades da Folha FM, todos os dias das 18 as 19 horas as mais tocadas do dia e no sabado as da semana, tempos maravilhosos, fazia parte do fã clube da folha, não me recordo se era 142 ou 242, fã de carteirinha, grande abraço Macarrão.

    ResponderExcluir

LinkWithin