24 de julho de 2010

Jaraguá do Sul – 134 anos.

1685244 jaragua_arenajaragua

 jaraguadosul_parque_malwee jaraguadosul_parapente

Nesse dia 25 de Julho, Jaraguá do Sul completa 134 anos. Tenho orgulho de ser Jaraguaense, mesmo estando aqui apenas desde 1.996 (14 anos).

Com cerca de 140 mil habitantes, Jaraguá do Sul é uma das cidades mais ricas de Santa Catarina. Sua indústria é bastante sólida, produzindo malhas, alimentos, motores elétricos, geradores, componentes de informática e parapentes. A economia diversificada, mão de obra qualificada e qualidade de vida, propiciam à Jaraguá do Sul um enorme potencial para investimentos. Dentre as indústrias sediadas em Jaraguá do Sul pode-se citar a WEG, um dos maiores fabricantes de motores elétricos do mundo, com fábricas na Argentina, Portugal, México e na China, Marisol, Malwee, Colcci, LMG (Moda), Menegotti (Construção), Duas Rodas, Arroz Urbano e Bretzke (Alimentos), Argi (Carroçarias Rodoviárias), Trapp (Equipamentos para jardinagem), Sol (Paragliders) e Marcatto (Chapéus e cordas). Fato curioso de todas essas indústrias é que são de origem familiar, e que com o tempo se tornaram em grandes complexos industriais. Jaraguá do Sul é a quinta maior economia de Santa Catarina, atrás apenas de Joinville, Blumenau, Florianópolis e Itajaí, sendo o terceiro pólo industrial do estado.

Localizada na região do vale do rio Itapocu, Jaraguá do Sul foi colonizada por imigrantes europeus, especialmente alemães, italianos e húngaros. A cidade conserva ainda hoje as tradições de seus antepassados. Casas em estilo colonial, especialmente enxaimel, são encontradas com bastante freqüencia, principalmente na zona rural. A Schützenfest (Festa do Atiradores), realizada todos os anos, é o maior evento social e turístico da cidade. Essa festa, com muitas bandinhas, chopp e alegria, resgata a tradição dos atiradores cuja origem remonta à idade média na Alemanha.

Jaraguá do Sul Possui ótima infra-estrutura de hospedagem, voltada principalmente para atender o turismo de negócios movimentado pelas diversas empresas da região. Com uma natureza exuberante, Jaraguá do Sul também oferece boas opções para a prática de turismo rural e ecológico, com muitos rios, morros, pontes pênseis e rodas d'água. O Morro da Boa Vista, com 900 metros de altura, é um dos melhores locais do Brasil para a prática de asa delta e parapente. Museus e o Parque Malwee, com 1.500.000 metros quadrados de área verde preservada, também são belíssimos atrativos da cidade.

A cidade de Jaraguá do sul tem um dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) mais altos do Brasil. A qualidade de vida é um dos fatores que fazem com que este índice seja alto.

A seguir, um vídeo produzido a 3 anos atrás, quando do aniversário de 131 anos.

O próximo vídeo é um trabalho do meu amigo Chan, vale a pena conferir:

E agora um pouco da alegria de nosso povo:

PARABÉNS JARAGUAENSES!

Um comentário:

  1. boa tarde macarrao sou cleverson de curitiba gravei a musica NAO VOU MAIS TE PROCURAR EM 1998 NA RADIO mandei um email pra vc se tiver um tempo leia abraço

    ResponderExcluir

LinkWithin